O termo “Governança” muitas vezes é ligado ao setor privado mas pode ser muito bem empregado para a gestão municipal, estadual, federal e todas as outras organizações públicas.
O que é Governança?
A Governança é geralmente empregada quando se busca mapear, aperfeiçoar e consolidar processos, melhorias e modelos de gestão.
O objetivo é sempre o mesmo: buscar mais transparência, segurança e eficiência nos processos.
Por isso, é comum utilizarmos o termo “boa governança” quando queremos classificar uma organização pelo critério de eficiência na sua gestão.
Por outro lado, a “má governança” indicaria que a organização apresenta algum problema, seja da ordem estrutural, burocrática ou até mesmo de gestão de pessoas.
Em sentido amplo, “Governança” é o termo que se dirige à maneira como uma organização é dirigida, administrada ou controlada.
Três conceitos-chave da Governança no setor privado
Para compreender bem a Governança, é preciso avaliar três conceitos dentro de uma empresa privada:
1. Liderança
2. Estratégia
3. Controle
A liderança define papeis e dentro da organização e muitas vezes responde pela equipe.
A estratégia resume-se a um planejamento de longo prazo que os líderes traçam para ser executado com metas bem definidas.
Por fim, o controle é um conceito-chave para avaliar a governança de qualquer empresa. Quanto maior o nível de controle, mais seguro e estáveis tendem a serem os processos.
Quais são as diretrizes da governança na Gestão Pública?
- Transparência e acesso à informação
A Lei da Transparência obriga que todo órgão pública tenha um portal ligado ao Governo onde são divulgados dados de interesse público.
O próprio portal da Controladoria-Geral da União (CGU) é destacado que uma “gestão pública transparente permite à sociedade, com informações, colaborar no controle das ações de seus governantes, com intuito de checar se os recursos públicos estão sendo usados como deveriam”.
2. Accountability
Termo de origem inglesa, podemos definir como “controle”, “fiscalização” e “prestação de contas”.
3. Compliance
Outro termo de origem inglesa, o Compliance evidencia a disciplina e adesão da organização em relação às normas e regulamentos. Um órgão público precisa ter um alto nível de compliance, ou seja, todos os seus processos e fluxos de trabalho precisam estar observando estritamente as leis regulamentadoras e aos regimes internos – quando houver.
Quais são as diferenças entre governança e gestão?
Enquanto a Governança busca garantir os benefícios econômicos, sociais e ambientais para todos os cidadãos, o conceito de gestão envolve diretamente a atuação das lideranças e profissionais que assumem cargos de autoridade e gestão, sendo muitas vezes os responsáveis imediatos e porta-vozes dos órgãos públicos.
Enquanto Governança é algo que se busca constantemente, a gestão é muito mais uma habilidade que se desenvolve pelos profissionais para garantir a governança pública.
Cidadãos como Stakeholders
Stakeholders é um termo em inglês que se refere a um “grupo de interesse” que é impactado pelo empresa/órgão.
Em outras palavra, os órgãos públicos precisam prestar contas aos cidadãos que são os stakeholders, em última análise.
Logo são os cidadãos os maiores beneficiários dos trabalhos realizados pelos órgãos públicos de todos os níveis, sejam eles nível municipal, estadual e federal.
Na ADM Sistemas, auxiliamos na governança da gestão pública através do desenvolvimento de softwares.
A empresa oferece soluções modernas e eficientes para as prefeituras, apoiando seu crescimento exponencial, otimizando os recursos disponíveis e reduzindo custos operacionais.
Nossos softwares são desenvolvidos com tecnologia de última geração e se adaptam às necessidades específicas de cada prefeitura, fazendo com que os usuários do sistema tenham uma experiência inovadora e intuitiva.
Saiba mais em: https://admsistemas.com.br/tributos/